Em algum momento quando estava olhando para algum objeto ou superfície, teve a sensação de ver pontos pretos se movendo? Pareciam moscando voando ao seu redor e isso tem acontecido com frequência ? Vamos então saber mais sobre esse assunto nesse post Você vê pontinhos pretos? Saiba as causas:
Você vê pontinhos pretos? Saiba as causas
O que são esses pontinhos pretos e porque acontecem em nossa visão?
Esses pontinhos pretos que parecem moscas sobrevoando perto de você, são chamados de moscas volantes. Esse termo vem do latim , pois há mais de dois mil anos na Roma Antiga, as pessoas já sofriam desse incômodo oftalmológico e usavam a expressão “muscae volitantes”.
Esses pontinhos são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou “teia de aranha” que dão a impressão de movimento em nossos olhos, às vezes em um olhos só ou nos dois. Esse incômodo é mais percebido quando está fazendo uma leitura, ou olhando para uma parede mais clara.
Com o decorrer natural de envelhecimento, o vítreo – fluído gelatinoso que completa o globo ocular, se contrai, podendo se separar da retina em alguns pontos, mas não causando obrigatoriamente problemas à visão. Essas moscas volantes são na verdade, proteínas ou minúsculas partículas de vítreo condensado, teoricamente chamados grumos, formados quando o vítreo se solta da retina.
Apesar da impressão de estar na frente dos olhos, eles na verdade estão flutuando no vítreo, dentro dos olhos. Então nem sempre as moscas atrapalham a visão, porém quando passam pela linha de visão, as partículas bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, a parte posterior do olho onde se projeta a imagem.
Esse incômodo acontece com maior frequência com pessoas, acima de 45 anos, e também entre as míopes, as que fazem cirurgia de catarata ou tratamento a laser intraocular ou com pessoas que sofreram com inflamação dos olhos.
Tratamento
Se as moscas volantes não estão relacionadas à nenhum tipo de problema sério, como perda parcial ou total da visão, ou também flashes luminosos, olho vermelho e dor , ai nesses casos não serão necessários nenhum tipo de tratamento, pois elas tendem a diminuir depois de um tempo.
Porém se essas moscas forem um alerta de descolamento da retina, os pacientes deverão ser tratados com laser ou crioterapia , ou até mesmo por uma cirurgia, assim evitando uma cegueira.
Vale ressaltar, que é sempre necessário frequentar o oftalmologista e fazer exames, afim de que um problema diagnosticado antes , tem mais chance de cura.