Nesse post falaremos sobre a temida pneumonia e quais as causas para esse problema, e como é a forma de tratamento para ela.
Pneumonia
Pneumonia nada mais é que um tipo de infecção que se instala nos pulmões de uma pessoa. Pode sofrer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e também, os interstícios que é espaço entre um alvéolo e outro.
Geralmente a pneumonia é causada por conta de alguma penetração de um agente infeccioso e/ ou irritante, que podem ser as bactérias, ou vírus, bem como fungos e por reações alérgicas no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.
Algumas pessoas confundem com a gripe e que assim como a gripe, a pneumonia é altamente contagiosa, mas não, os agentes infecciosos da pneumonia não são transmitidos de forma tão contagiosa como a gripe.
Tipos de Pneumonia e suas causas
Sim, existem alguns tipos de pneumonia e estes são:
- Pneumonia Viral: Esse tipo é uma infecção que se instala nos pulmões causada por um vírus e por conta dessa penetração do vírus no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa, acaba ocorrendo a pneumonia viral.
- Pneumonia Bacteriana: Esse tipo de pneumonia, é a mais comum que acontece basicamente quando a nossa imunidade cai, e as bactérias causadoras da pneumonia nos acomete.
- Pneumonia Química: Esse tipo não é causada nem por vírus, e nem por bactérias e sim por conta de inalar alguma substância agressiva ao pulmão, como a fumaça, agrotóxicos ou outros produtos químicos. O que acontece é que quando aspiradas, essas substâncias vão direto para os nossos pulmões e inflamam a via aérea os alvéolos , que são as estruturas que fazem o transporte do oxigênio para o nosso sangue.
- Pneumonia Fúngica: Esse tipo de pneumonia é o tipo mais agressivo, como também o mais raro. Geralmente acomete mais as pessoas que sofrem de doença crônica e imunodeprimidas, como por exemplos pacientes soropositivos ou paciente oncológicos.
Fatores de Risco
- Cigarro, pois provoca reação inflamatória que faz com que seja mais fácil a penetração de agentes infecciosos
- Álcool: pois age negativamente no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório
- Ar-condicionado: pelo fato de deixar o ar muito seco, sendo alvo fácil para infecção por vírus e bactérias
- Resfriados mal cuidados
- E mudanças bruscas de temperatura.
Tratamento
Você deverá procurar ajuda médica o mais depressa, lembrando que não deve se medicar. O tratamento consiste em antibióticos e ainda uso de outras medicações, sendo necessária algumas vezes até mesmo uma internação.