O uso de agrotóxicos é uma prática que vem sendo mencionada desde muitos anos, quando foi descoberto que esta substância química poderia colocar a vida da população em grande risco.
Os agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas. Esses produtos são bastante utilizados na agricultura de todo o país, impedindo possíveis danos nas plantações.
É importante destacar que essas substâncias são extremamente tóxicas e capazes de provocar sérios danos à saúde. Contudo, mesmo com medidas sendo tomadas para que seu uso seja impedido, a maioria das produtoras agrícolas continuam utilizando o agrotóxico.
Confira a seguir mais informações sobre estas substâncias e o mal que elas podem causar à saúde.
O que são agrotóxicos e por que são um risco à saúde humana?
O que são os agrotóxicos?
São produtos químicos voltados para o uso nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento dos mais variados produtos agrícolas, cuja a finalidade é alterar a composição da fauna ou flora afim de preservá-las da ação danosa de outros seres vivos nocivos.
Teve seu surgimento na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo principal de funcionarem como arma química. Após a guerra, o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, conhecido também como pesticida ou praguicida.
Tipos de agrotóxicos
Entre os tipos de agrotóxicos utilizados, temos:
- Fungicidas (para fungos);
- Herbicidas (para plantas nocivas);
- Inseticidas (para incetos);
- Acaricidas (para ácaros);
- Rodenticidas (para roedores).
Por que os agrotóxicos são extremamente perigosos para a saúde?
Assim que são utilizados nos sistemas agrícolas, os agrotóxicos permanecem nos alimentos, até mesmo depois de lavaos. Por isso, ingerimos grande parte dessas substâncias químicas que, se consumidas continuamente, podem acarretar distúrbios e muitas doenças.
A intoxicação por agrotóxicos pode causar doenças e condições como:
- Câncer;
- Paralisia;
- Problemas neurológicos;
- Dificuldades respiratórias;
- Irritações na pele;
- Alergias;
- Aborto e má formação do feto.
Portanto, certifique-se sempre de comprar produtos como verduras, frutas e hortaliças em locais que produzem esses alimentos de forma orgânica, evitando doenças a longo prazo.