A febre hemorrágica, é muito comentada atualmente por ser o primeiro caso reportado no Brasil há mais de vinte anos, e deixou as cidades de Sorocaba, Itaporanga e Itapeva, e São José dos Campos, todas pertencentes ao interior do estado de São Paulo em estado de atenção, por conta de sua rápida evolução e contaminação, sendo transmitida através do contato com a urina, fezes ou até mesmo a saliva de ratos silvestres contaminados. O que é febre hemorrágica? Confira em nosso post.
O que é febre hemorrágica?
Além disso, a pessoa pode adquirir a febre hemorrágica através do contato com pessoas infectadas, em lugares fechados ou de grande aglomeração. Por isso, é necessário rapidez e grande cautela por parte dos hospitais e profissionais da saúde, para garantir os cuidados que o paciente precisa.
Quais os sintomas?
Os sintomas da febre hemorrágica, listados abaixo são muito semelhantes à outras doenças tais como febre amarela, Zika e dengue, o que por muitas vezes podem interferir no correto diagnóstico,sendo que os sintomas demoram de uma a três semanas para se manifestar no corpo. Com a ausência de tratamento e cuidados corretos, tudo isso pode culminar em danos neurológicos, convulsão e confusão mental, e inclusive levar à óbito:
- Febre
- Mal-estar
- Dores musculares
- Manchas vermelha pelo corpo
- Dor de garganta, no estomago e atrás dos olhos
- Dor de cabeça
- Tontura
- Sensibilidade a luz
Qual tratamento?
A necessidade de internação médica e isolamento imediato da pessoa portadora desta doença é fundamental para impedir a transmissão para os demais, sendo o tratamento realizado principalmente com a ingestão de líquidos e eletrólitos, que podem vir acompanhados de remédios antivirais, para reduzir a taxa de mortalidade.
O melhor a ser feito
Assim, ao serem observados algum desses sintomas acima, bem como outros semelhantes, é necessário buscar atendimento médico de forma rápida, eficaz e segura, que é garantida por seu plano de saúde em São José dos Campos.