Você deve ter ouvido falar do período de carência de um plano de saúde SJC, que melhor atenda às suas necessidades e orçamento: esse é o período em que os consumidores precisam esperar por certos procedimentos ou verificações após a assinatura de um contrato. No entanto, se você pegar o cartão e descobrir que seu acrônimo é CPT e depois adicionar a data, não se preocupe. Corresponde ao período de validade de alguns dos seus seguros médicos temporários – esse também é o período de carência usado por pessoas que alegam estar doentes ou feridas (DLP). Em nosso post de hoje veja, Cobertura Parcial Temporária no Plano de Saúde? Descubra o que significa!
Cobertura Parcial Temporária no Plano de Saúde? Descubra o que significa
Por que a CPT existe? A legislação estipula que, para aqueles que já têm uma doença (ou seja, a doença é conhecida antes da data de assinatura do contrato), nenhum operador se recusará a vender o plano que melhor se adapte às suas necessidades e orçamento.
No entanto, o operador é livre para solicitar que a pessoa já saiba que o período de carência da doença é de 24 meses. É por isso que você deve preencher um formulário ao contratar, entre outras coisas, se tiver conhecimento de alguma doença ou problema clínico.
Não é a existência da própria doença que determina a CPT, mas o entendimento claro dos consumidores. Uma vez anunciados, os consumidores poderão usar o plano de saúde normalmente, exceto para eventos e procedimentos relacionados à doença.
O período máximo estabelecido pela Administração Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como administrador do plano de saúde é de 24 meses. No entanto, vale ressaltar que a CPT é um direito do operador, não uma obrigação. Portanto, se eles não estiverem dispostos, estarão livres para não o aplicar, o que pode ser uma diferença para os consumidores que escolhem os operadores.
A CPT é aplicável apenas a cirurgias diretamente relacionadas ao DPL, leitos hospitalares de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade (PAC).
Outros casos
Em qualquer outro caso, esses procedimentos são garantidos, incluindo emergências e emergências. Em alguns casos, os consumidores também podem solicitar que o CPT seja inválido judicialmente.
No entanto, em alguns programas, o CPT não pode ser aplicado. É o número de participantes no plano de saúde coletivo da empresa, assinado diretamente pela empresa, igual ou superior a 30.
Enquanto o período de carência for cumprido, o operador do plano de saúde deve cobrir todos os procedimentos especificados na “Lista de Procedimentos e Eventos de Saúde”, de acordo com a quebra contratual. No entanto, é melhor deixar claro que a existência do CPT não eliminará os defeitos normais prescritos por lei.
Portanto, é necessário entender o período máximo exigido por lei para necessidades rotineiras, ou seja, aqueles períodos que não estão relacionados a doenças ou lesões passadas.
Saiba mais
Quer ter maiores informações sobre os planos de saúde em São José dos Campos? Entre em contato com a nossa equipe sem compromisso.