Está é uma doença que afeta milhares de brasileiros todos os dias. A enxaqueca é uma dor intensa que se tem em um ou dois lados da cabeça acompanhada de ânsia e vômito, fotofobia (aversão a luz, sensibilidade ou dor a luz) e fonofobia (aversão a barulhos altos) e embaçamento da vista.

Enxaqueca, o mal na vida de muitos brasileiros

Enxaqueca, o mal na vida de muitos Brasileiros

Conhecida também como migrânea, é um distúrbio neuro vascular crônico. Pode acontecer com pessoas de qualquer idade, mas manifesta se mais em adolescentes e jovens e as mulheres são mais propensas do que os homens a ter a doença.

Causas de Enxaqueca:

Há vários fatores que podem influenciar, alguns deles são: o consumo de cigarro, de bebidas alcoólicas, beber muito café, alterações hormonais, jejum prolongado, insônia, estresse, alguns perfumes. Alguns alimentos, tais como chocolate, queijo forte, consumo excessivo de açúcar e alimentos embutidos, são algumas causas para as crises.

Sintomas:

O sintoma mais comum é a dor intensa e latejante, pulsátil, seguida de náuseas e vômitos, fotofobia e fonofobia, aversão a cheiros fortes, irritabilidade, transtorno de humor. Estes sintomas podem durar de 4 a 72 horas.

Tratamento:

Seu médico considerará seu histórico familiar, e suas queixas sobre as dores e se você está com alguns dos sintomas citado acima. Ele considerará as características da dor e se há uma frequência nas crises.

Alguns dos procedimentos serão: mudança na alimentação para se obter uma dieta saudável e equilibrada; sono regular; exercícios físicos, reduzir a cafeína, controlar o estresse e uso de analgésicos comuns associados com outros remédios no momento que começar a aparecer os primeiros sintomas, e em alguns casos, quando o analgésico não é tão eficaz, recorre aos tratamentos triptanos, um tipo de medicação mais específica de ação.

Há tratamentos também específicos e não medicamentosos que servem diferentemente para cada tipo de pessoa, como, por exemplo, compressas de água quente ou fria, massagens, acupuntura e homeopatia.

Nossa dica para você:

  • Passe longe de alimentos que você sabe que podem atacar sua crise, como o chocolate, a cafeína, queijos, alimentos gordurosos, cheios de açúcar ou sal;
  • Se você fuma, esforce para conseguir parar de fumar;
  • Pratique atividades físicas;
  • Não fique muito tempo sem comer, leve sempre alguma coisinha na bolsa e não pule refeições.

Enxaqueca x Cobertura x Planos de saúde SJC

Os planos de saúde podem cobrir tratamentos para enxaqueca, que é uma condição neurológica caracterizada por dores de cabeça recorrentes e intensas, muitas vezes acompanhadas de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. Alguns exemplos de tratamentos para enxaqueca que podem ser cobertos pelos planos de saúde são:

1. Medicamentos: Os planos de saúde costumam cobrir a maioria dos medicamentos prescritos para o tratamento da enxaqueca, incluindo analgésicos, anti-inflamatórios, triptanos e ergotaminas.

2. Fisioterapia: Alguns planos de saúde oferecem cobertura para sessões de fisioterapia voltadas para o tratamento da enxaqueca, como a fisioterapia craniana, que consiste em técnicas manuais para aliviar a tensão e reduzir a frequência das crises de dor de cabeça.

3. Acupuntura: Alguns planos de saúde podem cobrir sessões de acupuntura como uma alternativa para o tratamento da enxaqueca. A acupuntura é uma técnica que utiliza agulhas finas para estimular pontos específicos do corpo, ajudando a aliviar a dor e reduzir a frequência das crises.

Vale lembrar que cada plano de saúde tem suas próprias regras e coberturas específicas para o tratamento da enxaqueca, sendo importante verificar as condições do plano antes de contratar e utilizar os serviços. Em caso de dúvidas, é sempre bom entrar em contato com a central de atendimento da operadora de plano de saúde.

Para cuidar melhor da sua saúde e manter uma boa qualidade de vida, ligue agora mesmo e contrate um plano de saúde em SJC!

Enxaqueca, o mal na vida de muitos Brasileiros